50 anos

 

A IMPORTÂNCIA DA SBG-NO PARA A GEOLOGIA DA AMAZÔNIA

 

O Núcleo Norte da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG-NO) foi fundado em 20 de agosto de 1970 teve como membros fundadores profissionais de geologia da academia, empresas, universidades e instituições governamentais que muitos de nós só conhecemos da literatura geológica e outros que desconhecemos, mas que tiveram a iniciativa de há 50 anos se reunirem para formar uma associação técnico-científica voltada para divulgar a geologia da Amazônia no Brasil e no exterior. As diretorias do SBG-NO juntamente com seus colaboradores organizaram o XXVI Congresso Brasileiro de Geologia em 1972 em Belém do Pará, o XXXV Congresso Brasileiro de Geologia, juntamente com 7o Congresso Latino-Americano de Geologia, em 1988, também em Belém, onde em 2010 foi realizado o 45o Congresso Brasileiro de Geologia. Os anais dos congressos brasileiros eram impressos e os volumes eram distribuídos aos participantes e bibliotecas de instituições, atualmente estão disponíveis em meio eletrônico em Publicações na página da SBG (http://www.sbgeo.org.br).

Na década de 1980 a SBG passou a promover eventos regionais, em 1982 o Núcleo Norte promoveu o I Simpósio de Geologia da Amazônia em Belém. As diretorias da SBG-NO tem promovido regularmente estes simpósios e passou a realiza-los em outras cidades da Amazônia, em 1999, 2003, 2005, 2009 e 2019 foi em Manaus, em 2007 em Porto Velho, em 2011 e Boa Vista e em 2015 em Marabá.

Os trabalhos têm sido publicados nos anais dos simpósios na forma de resumos expandidos de no máximo quatro paginas, mas em 1997 o núcleo passou a publicar os artigos completos no livro Contribuições à Geologia da Amazônia. Esta coletânea indexada nacionalmente tem mantido sua regularidade com a publicação de seu 11o volume em 2019, e tem classificação L2 pelo Quali-Livro da CAPES.

Atualmente os volumes impressos são limitados, mas a maioria dos volumes está disponível em meio eletrônico em Acervo na pagina da SBG-NO (http://www.sbg-no.org.br). Além dos simpósios regionais a SBG-NO colaborou na promoção de eventos temáticos como o II Simpósio sobre Vulcanismo e Ambientes Associados em 2002 e o Symposium of Magmatism, Crustal Evolution and Metallogenesis of Amazonian Craton em 2006.

Os eventos promovidos e as publicações da SBG-NO são de alta importância para divulgar o conhecimento das geociências, projetos de pesquisa e inovação tecnológica. Em paralelo aos eventos ocorrem feiras de exposição que além dos participantes é aberta a estudantes de ensino básico e médio e de outros cursos além da graduação em geologia. Nestas feiras são apresentados mapas, painéis, equipamentos, programas de computadores, coleções de minerais, fosseis e minérios. As empresas, universidades e instituições governamentais tem contato direto com as diferentes comunidades e tem oportunidade de divulgar seus projetos de pesquisa em geologia, meio ambiente, recursos minerais e hídricos.

A SBG-NO nos seus 50 anos experimentou diferentes formatos de divulgação das geociências, a sua memória está registrada em meio impresso migrou para o eletrônico. Seus fundadores e subsequentes diretores dedicaram parte de sua vida profissional e pessoal e inspiram novas lideranças a manterem esta chama do conhecimento, a eles nosso agradecimento. Agradecemos também aos sócios e patrocinadores que acreditam na missão e empenho da SBG-NO.

Parabéns Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Norte!